22/01/2024 às 00:51

Fotografias maçantes, chatas e torturantes na festa das crianças? Nem pensar. Elas estão ali para se divertir. 

63
4min de leitura

Tem que ser algo gostoso, prazeroso, inesquecível. Se não for assim, é bobagem contratar um profissional. Invista seu dinheiro com outra coisa. 

Por Joao Alberto da Silva - Fotógrafo


1. Os tempos mudaram. Os motivos pelo qual se contrata um fotógrafo profissional, também.

Houve um tempo que a única maneira de você ter registrado o aniversário do seu filho ou qualquer outro evento familiar era contratando um fotógrafo profissional. Não tinha escolha; era contratar, ou não ter fotos.

Não havia muito o que escolher. A oferta era muito menor, e a capacidade de escolha era bastante limitada. Não havia muito o que fazer.

Hoje é diferente. Você nem precise mais de um fotógrafo profissional para ter fotos. O leque de opções é muito maior, muito além da maior oferta de profissionais.

Se antes o contrato era justificado pela necessidade de se ter registrado aquele momento, a necessidade de se contratar hoje só se justifica se você outras razões que estejam muito acima da necessidade de se ter boas fotos. Já parou para pensar nisso?

2. Lembranças para toda vida.

Feche os olhos por um instante. Tente se lembrar da sua infância. Qual era a primeira data que você corria conferir no calendário do novo ano que estava prestes a se iniciar?

Era uma data que você esperava expectativa? Talvez você nem se lembre muito, mas, quanto criança, a data do seu aniversário era, em sua cabeça, motivo de feriado nacional. Ter a data esquecida por algum adulto próximo era motivo de muita tristeza. Era ou não era? Era dia mais feliz do ano.

Lembrar-se destes momentos traz alguma nostalgia para você? Mas, já reparou que a grande maioria de nós adultos não temos registrados em boas fotografias este momento tão marcante da nossa infância. Muitos não tem sequer uma única foto. 

Já pensou o quão gostoso seria lembrar-se observando inúmeros álbuns de fotografia, capazes de contar em detalhes momentos tão preciosos que a sua memória não é capa de guardar? Como seria sua vida hoje se tivesse tudo isso em mãos?

Hoje podemos oferecer isso aos nossos filhos com maior facilidade que nossos pais. Ainda assim, muitas crianças correm sério risco de chegar a vida adulta sem uma única foto da sua infância.

Já pensou como seria diferente para nós, adultos, se tivéssemos fotografias em abundantes dos momentos mais marcantes da nossa infância? Os nossos filhos podem; só dependem da nossa disposição em investir neste acervo memorial que irá refletir na vida deles quando adultos.

3. Cuidado para não fazer deste momento uma experiência traumática.

Imagina a cena: os amiguinhos todos se divertindo, correndo para lá e para cá, na maior folia, enquanto o aniversariante tem que ficar estático e forçando poses para fotos junto de seus pais, avós tios, primos, vizinhos, ....

Não era para o o aniversariante estar se divertindo também? Sim era, e essa é a principal razão de tantas crianças ficarem entediadas, irritadas e dramáticas. Não é para menos: no dia da sua felicidade e diversão, são seus amiguinhos que se divertem nos brinquedos, enquanto ele tira fotos. Não é desastroso isso?

Fotografias maçantes, chatas e torturantes na festa das crianças? Nem pensar. Elas estão ali para se divertir. 

Já reparou como essa é uma experiência ruim? Se até para nós adultos é chato, imagine para eles. Na boa? Posso garantir, como profissional, que essas não são as fotos que você mais irá se encantar futuramente quando pegar o álbum fotográfico para ver ou mostrar aos seus filhos.

A única real utilidade que terão é mostrar que fulano, ciclano e detrano estavam no aniversário. E só! E é muito provável que você ainda fique desconfortável com as caretas, olhos fechados e caras de luas cheias nas fotografias posadas e, muitas vezes, forçadas. É ou não é?

No dia do seu aniversário, a criança está ali para se divertir, e não para tirar fotos. Quer boas fotos? Prefira profissionais que sabem explorar com autenticidade os momento de diversão e felicidade.

Cuidado: a mera comparação de preços não dá a você condições reais de diferenciar os fotógrafos melhores preparados dos meros tiradores de foto. É aqui que muitas famílias se frustram.

4. Quer uma experiência diferente? Com o profissional correto, a diversão é certa.

Há muito fotógrafo no mercado. Muitos mesmos Para todos os gostos e bolsos. É aqui que você precisa se atentar. Nem todos estão capacitados para desenvolver o que vou descrever agora.

Para o aniversariante (e para a família também), a experiência de ser fotografado tem de ser divertida. Caso contrário, será um saco a suportar.

Tem que ser algo gostoso, prazeroso, inesquecível. Se não for assim, é bobagem contratar um profissional. Invista seu dinheiro com outra coisa. Para um mero tirador de fotos, qualquer pessoa com um smartphone nas mãos pode fazer isso muito bem. Não é verdade?

Os melhores profissionais exploram a autêntica espontaneidade da criança. Crianças são muito espontâneas. Seu sorrisos são verdadeiros; suas gargalhadas são contagiantes porque esbanjam a mais pura felicidade.

5. O profissionalismo dos melhores fotógrafos começa com sua capacidade de construir relações

Crianças são muito autênticas. Quando gostam de uma pessoa, gostam de verdade. Quando não gostam, também não gostam de verdade. É aqui que os fotógrafos capacitados se diferenciam dos meros tiradores de foto.

Entenda: crianças não sorriem para fotos. Elas sorriem para as pessoas que estão à sua frente.

Sabe por que os melhores fotógrafos conseguem as melhores fotos? Por que constroem relacionamentos. Não são sombras que ali somente para tirar fotos.

Ao longo de todos estes anos de profissão, esse foi o meu maior aprendizado: quanto mais mergulho no universo das crianças e me torno uma delas, , brinco e caio na folia, melhores são os relacionamentos que construo. O resultado? Fotos que, se eu não estivesse lá, jamais existiriam.


Gostaria de experimentar? Entre em contato agora mesmo e solicite a sua proposta.

22 Jan 2024

Fotografias maçantes, chatas e torturantes na festa das crianças? Nem pensar. Elas estão ali para se divertir. 

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Olá, tudo bem? Aqui é o João Alberto, Fotógrafo. Como posso te ajudar?
Logo do Whatsapp